quarta-feira, 30 de março de 2011

CONSULTA DO ALUNO



Através da minha experiência no trabalho com adolescentes, sobretudo no âmbito dos processos de orientação vocacional, tenho vindo a constatar que maior parte das dificuldades relatadas pelos pais, dizem respeito à relação dos seus filhos com o universo escolar.
A adolescência é um verdadeiro desafio. Os jovens adolescentes vivem num turbilhão de emoções, mudanças e transformações na procura da sua autonomia e independência, ao mesmo tempo que se deparam com as exigências inerentes ao desenvolvimento de uma identidade estável. Neste momento de grandes mudanças os jovens começam também a projetar-se no futuro com seriedade e responsabilidade: fazem escolhas, definem objetivos!
No entanto, esta fase do desenvolvimento contém sempre alguns riscos de instabilidade emocional, e é sobretudo no universo escolar que são reativados os maiores problemas, os quais carecem freqüentemente de uma intervenção atentada e adequada.
Alguns dos problemas mais freqüentes são:
 
- Insucesso escolar;
- Mau comportamento;
- Desinvestimento nas atividades escolares;
- Comportamento desafiante às normas e aos professores;
- Excesso de faltas às aulas;
- Bullying;
- Comportamento desviante como consumo de substâncias, pequenos furtos, adoção sistemática de mentiras, agressividade e violência para com os outros;
- Isolamento e apatia;
- Dificuldades no relacionamento com os colegas;
- Baixa auto-estima. 

Grande parte dos adolescentes que passam por estas dificuldades, mesmo que apitando comportamentos inflexíveis e difíceis de compreender, acabam por reconhecer que estão em sofrimento (que o próprio não consegue comunicar de forma adequada) e que podem beneficiar com a ajuda técnica e especializada.
Este sofrimento e as suas conseqüências ao nível do comportamento podem ter um impacto sério no desempenho acadêmico assim como no ambiente familiar. Tendo em consideração estes fatores é muitas vezes necessário que a intervenção seja realizada também com a família, promovendo e facilitando a comunicação entre pais e filhos.
Quando identificadas e tratadas atentamente estas dificuldades podem reduzir drasticamente, assim como se pode prevenir a cristalização dos comportamentos e do mal estar, fazendo toda a diferença no futuro acadêmico, profissional e social do adolescente.
Acreditamos numa intervenção breve e focal para este tipo de situações, estruturada de acordo com a problemática e incidindo ao nível das dificuldades e dos aspectos diretamente associados, servindo também como forma preventiva no futuro. 



                                        PLANO DE INTERVENÇÃO:
1º Momento: 

Entrevista de diagnóstico e acolhimento.
Entrevista semi-estruturada realizada com os pais e o adolescente em conjunto, e depois separadamente. Esta entrevista inicial tem como objetivo a compreensão do pedido efetuado, compreensão das problemáticas apresentadas e recolha de dados da história pessoal e familiar.
Neste momento pode ser necessária a aplicação de testes psicrométricos para a avaliação da personalidade, das competências cognitivas e/ou da dinâmica familiar.
Os testes permitem um conhecimento mais rápido e profundo de traços de personalidade assim como identificação de dificuldades cognitivas, emocionais ou comportamentais. 

Enquadramento. 

Estabelecimento de um plano de intervenção, o qual pode ser realizado entre 5 a 10 sessões e pode ser feito numa abordagem familiar, individual ou misto.
Neste momento o terapeuta estabelece o plano de intervenção mais adequado, assim como os objetivos a atingir. Deste plano resulta um contrato terapêutico e mediante o acordo consensual marcam-se as sessões de intervenção.
Custo da entrevista: R$ 160,00 (cerca de 2 horas)
2º Momento:
 
Intervenção.
A intervenção é realizada de acordo com o plano terapêutico estabelecido.
As sessões são marcadas com regularidade semanal, ou bissemanal, de acordo com a disponibilidade de agenda e ajustadas aos horários do terapeuta e do adolescente ou da família.
Sessões com o adolescente: R$ 100,00 (50 minutos cada sessão)
Sessões com a família: R$ 200,00 (90 minutos cada sessão)

3º Momento: 


Final do processo.
Sessão final de discussão dos resultados e entrega de um relatório de conclusão da intervenção. Este momento é realizado com a família e são discutidos os resultados da intervenção, até que ponto se considera cumprido os objetivos e podem ser feitas recomendações ou outras indicações terapêuticas ou para outras áreas, como por exemplo, estudo acompanhado, etc.
Sessão final com entrega do relatório: R$ 120,00 (60 minutos)

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