quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bullying

Bullying é o termo que designa todo o tipo de maus-tratos psíquicos a que o jovem está sujeito durante o seu percurso escolar.
Pode perpetuar-se através de ridicularizações, de algumas depreciativas, pressão social, sob a forma de obrigações constantes e contra a vontade das vítimas, impostas por um silêncio que atua como forma de evitar retaliações.

Normalmente são crianças sós, isoladas, caladas, que passam despercebidas ao olhar da comunidade educativa (professores, auxiliares…), por não causarem distúrbios, nem afetarem o funcionamento da aula e da própria escola. São alunos medianos, tendencialmente a fracos quando a situação se agrava, mas sem grande impacto no funcionamento escolar, ao contrário dos que são vítimas de violência física, que devido à sua expressividade corporal, mobilizam os agentes educativos na procura de soluções. Aqui, como a violência opera de forma mais dissimulada, sem mostras evidentes de maus-tratos físicos, torna-se mais difícil para as entidades educativas detectarem o flagelo que é o Bullying.
Esta é uma realidade assustadora, mas pouco divulgada desconhecendo a população em geral, os malefícios produzidos no psiquismo humano.
Se o seu aluno é alvo de insultos freqüentes, ridicularizado pelos colegas e excluído dos grupos está provavelmente a ser vítima de Bullying.

Previna os danos psicológicos que o Bullying inflige.
As crianças e adolescentes vítimas de Bullying tendem a apresentar dificuldades psíquicas geradas pela sujeição prolongada à violência psíquica, nomeadamente baixa auto-estima, insegurança, timidez, ansiedade e depressão.
É importante trabalhar no sentido de melhorar os danos psíquicos destes jovens e impedir que apenas se dê importância ao sucedido quando a sua estrutura de personalidade já sofreu danos gravíssimos.
Se teve conhecimento de que o seu aluno foi vítima de Bullying, ou de que no seu estabelecimento de ensino existem casos de Bulliyng solicite que estes casos sejam encaminhados a uma consulta para avaliar os danos causados. Caso sejam identificadas seqüelas psíquicas, o Psicólogo dispõe de grupos psicoterapêuticos para jovens vítimas de Bullying permitindo trabalhar na reconstrução e reestruturação das suas vivências, num grupo que é, todo ele, vítima de discriminação social dissimulada. Este grupo permitir-lhe-á lidar com as dificuldades emocionais e sociais que o tornam mais infeliz.
É importante trabalhar no sentido de minorar os danos psíquicos causados pelos traumas constantes a que estes alunos foram ou têm sido alvo.
Um psicólogo pode obter de um serviço de detecção e sinalização precoce de eventuais situações de Bullying, que funciona como grupo de trabalho com professores (dentro do espaço escolar) na tentativa de permitir uma maior atenção aos pequenos sinais que estes jovens vão emitindo, permitindo-se atuar em termos preventivos e não curativos.


Psicoterapia de Grupo para Adolescentes vítimas de Bullying
Valor por sessão: R$ 75,00
Número de participantes: 4 a 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário